Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Não negocie com Faraó

Mensagem: Pr.: Sandro

Texto Êxodo 10:8-9

"Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao SENHOR vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
E Moisés disse: Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR."


O Cenário que vemos nesse momento, é Moisés e Arão sendo levados a presença de Faraó, o qual após ter passado pelo “estreito”de Deus, resolve liberar o povo de Isael para caminhar em direção a terra que mana leite e mel. Porém, a pergunta que ele faz nos chama a atenção: “...Quais são os que hão de ir?”.


É aí que temos que parar e analisar a postura que Moisés tem diante da proposta de Faraó. Observe o que ele disse: “Havemos de ir com os nossos jovens, e com os nossos velhos; com os nossos filhos, e com as nossas filhas, com as nossas ovelhas, e com os nossos bois havemos de ir; porque temos de celebrar uma festa ao SENHOR.

Vamos  trazer isso para os nossos dias, quem representa Faraó hoje? Se você respondeu satanás, acertou. Ele é opositor daquilo que Deus tem para seus filhos.

Ele se esquece que foi Deus quem decretou a libertação de seus filhos, para um lugar que mana leite e mel.
Então a exemplo de Moisés, não podemos aceitar ninguém menos que toda a nossa família nessa terra.
Por vezes recebemos ou enviamos um convite para determinada pessoa, e no envelope colocamos por fora, ao Sr ou Sra. Fulana de Tal extensivo aos filhos casados. Ou seja, se os filhos ainda não forem casados o convite engloba tais pessoas, e se forem casados, o fato de ser extensivos, também os contempla. O que quer dizer isso? Que o convite de Deus para a terra que mana leite e mel, a Canaã celestial é extensivo a todos. Não aceite menos que isso, reivindique os seus.
Moisés e Arão disseram que não poderia deixar ninguém pra trás, pois festa ao Senhor os esperava.

Não aceite se arrumar para ir para uma festa e deixar os seus prá trás, desanimados, prostrados. Se levante como voz de trombeta e o desperte para tomar novas vestes e caminhar em direção a terra prometida. Em Deus tudo é possível.

"Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao SENHOR; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
Moisés, porém, disse: Tu também darás em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, que ofereçamos ao SENHOR nosso Deus.
E também o nosso gado há de ir conosco, nem uma unha ficará; porque daquele havemos de tomar, para servir ao SENHOR nosso Deus; porque não sabemos com que havemos de servir ao SENHOR, até que cheguemos lá." (Ex. 10:23-24)

Mas Faraó (satanás) nunca desisti, vemos mais adiante  que após a praga dos gafanhotos e as trevas, Faraó mais uma vez chama Moisés para negociar, onde agora parasse fazer uma proposta melhor. “...Podem ir, com todos, deixe somente os animais”. Talvez ele insinuasse dizendo: Agora é pegar ou largar! Moisés poderia se posicionar dizendo: melhor é um pássaro na mão do que dois voando, como diz o ditado.  Ditado que por sinal não pode se aplicar a cerca do que Deus tem preparado pro seus. Que história é essa de negociar com quem não tem direito a nada?
Moisés então se levanta e diz, talvez numa linguagem de hoje: Escuta aqui satanás, que história é essa de querer reter aquilo que Deus decidiu me dar? Meus filhos, minhas filhas, nossas crianças, nossos velhos, nossos pais, nossas mães, nossos esposos, nossas esposas, nossos tios. E ainda por cima querer ficar com nossos bens? (representados pelos animais, onde na cultura judaica, o rebanho representava o sustendo e as bênçãos financeiras).

Nem uma unha ficará para trás, disse Moisés... Essa expressão quer dizer, não negociarei contigo ainda que seja uma pequena coisa.

Não negocie com Faraó. Ele não tem nada para te oferecer. Caminhe em direção a festa que o Senhor tem preparado para todos os seus. Não abra mão disso, nunca. Jesus no deserto não negociou, e foi exaltado pelo Pai.

Pense nisso! Talvez você já tenha desistido de alguns dos seus, ou esteja negociando pequenas coisas com satanás.

Que Deus te abençoe,  e que essa mensagem possa ter te fortalecido, revigorado e aberto teus olhos espirituais.

Fiquem na Paz.

Pr. Sandro.

Um comentário: