Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Quebrando o vaso de alabastro

Mensagem: Pr.: Sandro
Texto Marcos 14:1-9

E dali a dois dias era a páscoa, e a festa dos pães ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam.

Mas eles diziam: Não na festa, para que porventura não se faça alvoroço entre o povo.
E, estando ele em betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com ungüento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.
E alguns houve que em si mesmos se indignaram, e disseram: Para que se fez este desperdício de ungüento?
Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.
Jesus, porém, disse: Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra.
Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes.
Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura.
Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.


Essa seria a ultima vez que Jesus se reuniria de forma publica, logo após esse episódio Jesus chama os
discípulos para ceia, da ceia veio a prisão, depois o julgamento e depois o calvário. Jesus estava na casa de um leproso, e já havia rumores de que iam prendê-lo. E o texto diz que se achega uma mulher com um vaso de alabastro, alabastro seria de uma cerâmica mas esbranquiçada e era mais fechado pois continha nardo puro, que era um perfume bem valioso, e o vaso deveria ser mais fechado para que não perdesse a essência do perfume. Em Lucas Capitulo 7 diz que ela era uma mulher pecadora. E o texto diz que a mulher chega com aquele vaso valioso e o quebra.
   
O primeiro ponto que eu gostaria de destacar é que aquela mulher não ficou presa, não se deteve, ela se soltou de qualquer interesse pessoal, ela só queria uma coisa adorar ao Senhor. Talvez daquele vaso ela tirasse seu sustento, mas o desejo maior do coração dela era de adorar.
Outro ponto é que ela não estava preocupada com o que os outros iam pensar. A história não fala muito acerca dessa mulher, mas talvez ela estivesse em um momento inconveniente, talvez a expectativa das pessoas que estavam ali era  que Jesus curasse o homem leproso, e havia muitas pessoas, e  dentre eles havia fariseus, mas a mulher não estava nem aí, talvez ela tivesse ouvido os rumores da prisão de Jesus e pensado “essa é a minha oportunidade”.

Outro ponto é que aquela mulher deve ter preparado aquele vaso, separado o melhor que ela tinha. E podemos observar que ela quebra o vaso e se ela quebrou é porque não tinha a intenção de ficar com nada, ela não simplesmente despejou o perfume, nem separou um pouco para ela, ela quebrou!
As vezes nós pensamos que para adorar ao Senhor precisamos estar na coletividade, ou pensamos que adorar é cantar um louvor, Deus tem nos ensinado que a adoração também é individual.
Esta mulher nos ensina dois princípios.


 E o primeiro é:


O seu melhor é para o SENHOR? Seja sincero, mas o que é o seu melhor?, o que você tem de melhor para dar para o SENHOR? Avalie-se! Nós vivemos em um tempo de correria. Vivemos em um tempo que até para expressar nossos sentimentos ficamos travados, e as vezes também levamos isso em relação a Deus, as vezes ficamos travados para dar o nosso melhor para Deus, melhor do nosso tempo, da nossa intimidade, do nosso fôlego. Qual é o seu melhor? O daquela mulher era aquele vaso, e quando ela o quebra ela esta dizendo “a coisa mais preciosa para mim não é esse vaso, mas é estar adorando ao Senhor”
E o outro principio que ela nos ensina é que se nós ficarmos preocupados com aquilo que os outros vão dizer sobre a nossa adoração, nós vamos adorar pela metade. Aqueles homens chegaram fazendo juízo de valores daquela mulher achando um desperdício o que ela havia feito. Sempre, haverá pessoas te observando para criticar sua adoração, pessoas que muitas das vezes estão secas e dentro delas há uma vontade de chorar na presença de Deus, se derramar, mas preferem continuar fechadas. E depois vieram uns hipócritas dizendo “podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres”, Jesus devia estar com o coração muito feliz devido ao que a mulher tinha feito, e Jesus diz “Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra.” Também existia o costume de usar o nardo para ungir aqueles  que seriam Reis. Aquela mulher estava ungindo Jesus as vésperas de sua morte porque ela entendia que ele seria rei, rei dos reis.
E esses dois princípios geram resultado, um reconhecimento da parte de Jesus que diz “em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória” E a palavra de Deus se cumpre. Hoje estamos cumprindo o que Jesus falou. E diante disso tudo, o que temos dado para o Senhor? Pode ser triste , mas a verdade é que as vezes nós estamos dando os restos para Ele, resto do nosso tempo, resto da nossa oração, resto do nosso louvor. Se durante o culto você fica preocupado com o tempo e fica com pressa para ir embora Se durante a adoração você se desliga facilmente e começa a lembrar das suas dividas, das contas que tem para pagar, você precisa rever seus conceitos. 
A atitude daquela mulher me constrange. Quando o vaso se quebrou o perfume tomou conta daquele lugar, todos que estavam ali devem ter sentido o aroma daquele nardo, e o perfume mudou o ambiente. Um 
adorador muda o ambiente.

Você quer mais de Deus? Mais o que de Deus? Imagina um pai que se enche de expectativa de receber um carinho do seu filho, mas todas as vezes que eles se encontram o filho só sabe pedir coisas ao pai, as vezes nós somos filhos assim. Quando Jesus nos ensina a oração do pai nosso  ele nos dá uma dica começa falando Pai nosso que está nos Céus santificado seja o vosso nome... o pão vai entrar só no final da oração. Como você tem chegado na presença do Senhor? Tem chegado para entregar o seu melhor? ou com uma caixa
cheia de pedidos?

O que você teria coragem de quebrar pelo Senhor? O que precisa romper na sua vida para você ficar mais perto de Deus?

Um comentário: