Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

terça-feira, 29 de março de 2011

Um vencedor segundo o coração de Deus

Mensagem: Gabriel Quintanilha | texto ISamuel 17: 34 - 37

Todos conhecem a famosa história do menino que derrotou um gigante com apenas uma funda e uma pedra, mas vamos analisar a maneira que Davi venceu não somente o gigante, mas também um leão e um urso. Nós enfrentamos diariamente leões e ursos, não como Davi enfrentou, mas, de maneira representativa. O que será que representa o leão, o urso e o gigante em nossos dias? Antes de partir para a guerra devemos conhecer nossos inimigos:
- O Leão: também conhecido como o rei da selva, é um animal feroz, devorador e não tem medo Características físicas: Atura: 1,95m Peso: 150kg Seus caninos chegam a 5cm
Representação: o leão é um animal que associamos logo a maldade, fúria, raiva por ser um animal reconhecido pela sua ferocidade, isso nos associa aos desejos da natureza humana, que se resumem em 3 coisas principais: Poder dinheiro e Sexo. O leão mata por causa dos seus extintos naturais de caça. O Homem mata por poder dinheiro e Sexo. São aquelas coisas que vem da nossa carne e que muitas das vezes não conseguimos controlar é como um leão rugindo dentro de nós. Outra coisa que o leão pode representar é a soberba, pois ele é um animal imponente vaidoso possui uma juba muito bonita, mas soberba é uma das coisas que Deus mais abomina ( Prv 6: 16 ), é quando o homem pensa que é independente de Deus.
- O Urso: Animal forte, rápido , pesado e muito feroz conhecido pelo seu famoso abraço capaz de esmagar um homem adulto. Características físicas: Altura: 2m, peso: 200 kg
Representação: quando pensamos em urso pensamos em força , sua patada poderosa pode causar feridas de até 10cm de profundidade. E que feridas são essas? O urso representa os duros golpes da vida, sabe aquilo que te prende ao passado e faz com que vc se limite no presente? Isso é um urso que deu um abraço no seu espírito e te impede de crescer e quer matar vc sufocado. Sabe aquilo que quando você lembra te faz sentir dor? como mágoas traições, derrotas,traumas? Isso é um urso que precisa ser derrotado!
Se já não bastasse também tem o Gigante:
Golias: Ser gigante de 3m de altura , usava uma armadura completa feita de bronze: uma couraça que sozinha pesava 70kg ,escudos sobre os ombros, caneleiras . e a ponta de sua lança pesava 7kg e na sua frente um soldado carregava seu escudo. Golias era um soldado
Representação: Golias nos remete a tudo aquilo que é maior, mais forte e mais poderoso que nós. Como os grandes desafios da nossa vida. Como um vestibular, um familiar que não conhece a Jesus, Problemas conjugais, Dificuldades financeiras, tudo o que aparentemente é difícil ou impossível pode representar o Gigante de nossas vidas.
E aí já descobriu qual é o seu inimigo? Já identificou o leão, o urso e o gigante da sua vida?
Então agora vamos analisar como Davi fez para vencer seus inimigos e vamos tomá-lo como exemplo
1° - Tenha coragem: Domínio do medo, resistência ao medo mas nunca ausência do medo.
A bíblia é direta quando fala dos covardes, apc.: 21: 8 diz “ os covardes não herdarão o reino de Deus” Deus não quer covardes em seu exército, se Davi fosse covarde ele nem sairia para
lutar contra nenhum inimigo. A Coragem é o que impulsiona a pessoa para a vitória, é o fator que dobra as chances de alguém vencer uma batalha, ao contrário do pavor que neutraliza seu potencial. O que tem feito você temer? Jesus andando sobre as águas então Pedro vendo que era Jesus pediu para ir com ele e Jesus disse que venha então Pedro foi e andou sobre as águas só que ao sentir o vento forte Pedro teve medo e afundou daí Jesus fala o Seguinte: “Porque temeste? Homem de pouca fé! “ Ele pergunta e logo responde, Pedro temeu porque teve pouca fé. Será que você tem tido fé suficiente para não temer diante dos gigantes que se levantam?
2° - Ouça a voz certa:
Vs 28 - Eliabe confronta Davi – Eliabe era o irmão mais velho de Davi mas logo que o viu no campo de batalha mandou Davi voltar para casa para cuidar das ovelhas
Vs 33 – Saul tenta impedir Davi – Saul era rei de Israel e vendo Davi não acreditou que ele fosse capaz de vencer o gigante e mandou ele voltar para casa pois ele era apenas um pastor de ovelhas e Golias era guerreiro desde sua mocidade
Vs 43 – Golias menospreza Davi - Golias era o inimigo de Davi que riu na cara dele e o menosprezou Golias perguntou a Davi se por acaso ele era um cachorro para que Davi lutasse com paus e pedras. Golias desafiou a Davi e riu dele.
Se prestarmos a atenção nesses três personagens veremos que dentro de sua casa foi o primeiro lugar de onde veio uma palavra contrária para Davi, seu próprio irmão tentou fazê-lo desistir. E assim é conosco, geralmente dentro de nossa própria casa surgem palavras contrarias, acusações, e desprezo. Mas devemos dar ouvido acima de tudo a voz de Deus.
em segundo lugar, o próprio rei de sua nação, o homem mais importante disse à Davi que ele era incapaz, e tentou fazê-lo desistir. As vezes as pessoas mais importantes para a nossa vida nos colocam para baixo com palavras de derrota. Mas devemos ouvir a voz de Deus.
E em terceiro lugar, o próprio inimigo tentou fazer Davi desistir e assim é nas nossas vidas, as vezes o próprio inimigo nos menospreza e nos trata como perdedores, nos acusa e ri da nossa cara e fala palavras de derrota. Mas devemos ouvir a voz de Deus
Qual voz vc tem ouvido? Com quem vc tem buscado conselhos? Ouça a voz de Deus, ela te conduzirá a vitória
3º seja estratégico: Estratégia, no inglês estrategy, do francês estrategie.... é a combinação de 5 fatores : inteligência, sabedoria, discernimento, percepção e sensibilidade. Sem estratégia é impossível vencer um inimigo inteligente.
Vs 35: Davi foi estratégico contra o leão – Davi saiu depois do leão quer dizer atacou pelas costas e com um objeto o feriu e o derrubou e quando o leão levantou ele o feriu no pescoço e o matou. Isso é estratégia!
Vs 40: Davi foi estratégico contra Golias – Davi vendo o tamanho do gigante escolheu uma arma para atacar de longe e enquanto Golias caia ele correu e tirou a espada do próprio gigante e o feriu e o matou. Isso também é estratégia!
Davi sabia que não dava pra matar um leão com funda nem um gigante com uma espada ou lança então ele analisou o que seria melhor para cada situação e aplicou a escolha certa
E nós, temos escolhido a estratégia correta diante da luta ou estamos indo de qualquer jeito?
Deus da a estratégia certa em situações diferentes
Outro exemplo é o de José, que para mim é usou a estratégia mais simples e eficaz para vencer a tentação do pecado: correu! Esteja atento para a estratégia que Deus tem para vc.
4º esteja preparado: Davi sabia usar suas armas tanto que acertou o gigante de primeira. E nós, sabemos usar bem a nossa arma? Tem crente que só lembra-se de se preparar quando a batalha chega, só vai à igreja quando ta passando por dificuldades. Vc tem se preocupado em buscar a Deus só quando o gigante te desafia?
5º não super valorize o problema:
Davi em nenhum momento chamou Golias de gigante, mas sempre de homem filisteu e filisteu incircunciso. Independente de quem Golias era ele não se desesperou. Nós muitas das vezes ficamos enchendo nossos problemas de qualidades. Uma vez Walt Disney disse: “os problemas são apenas oportunidades para se encontrar uma solução” garanto que Davi olhou para Golias como uma porta para mudar de vida, de um pastor de ovelhas para rei de Israel. Como vc tem encarado os problemas? Como coisas poderosas ou como oportunidades?
6º dependa de Deus: Davi era um homem segundo o coração de Deus porque ele dependia do SENHOR e por isso Deus guerreava suas guerras e por isso ele vencia. Mesmo que vc seja corajoso, estratégico, preparado e tudo mais vc só vencerá os inimigos se você depender de Deus
“ eu venho a ti no nome do SENHOR dos Exércitos o Deus dos Exércitos de Israel a quem tens afrontado” ( Vs 45 )
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus. ( Sl 20: 7 )
Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. ( Sl 125 : 1)
As lutas para nós é apenas um aprendizado para batalhas maiores. Deus permitiu que Davi enfrentasse o leão e o urso para que ele pudesse enfrentar o gigante. Mas sobre a esta questão há uma proporcionalidade: quanto maior a luta maior a vitória!
Confie na força do Senhor, dependa dele em tudo e assim vc será um vencedor segundo o coração de Deus.

                                                        Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário