Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

sexta-feira, 24 de junho de 2011

De volta ao Primeiro amor

Mensagem: Pr.: José Carlos                    Texto: Apocalipse 2:1-7 e II Samuel 6



Entendendo o contexto:

  No livro de apocalipse vemos quando o apostolo João estava exilado na ilha de Pátmos, ele recebe uma visão de Deus e escreve a exortação as 7 igrejas. E no capitulo 2 de apocalipse Deus fala a igreja de Éfeso. E analisando o texto nós vemos que Deus começa elogiando as virtudes daquela igreja, que era uma igreja dedicada a obra do SENHOR. Mas chega a um ponto que Deus fala que estava faltando algo fundamental: O amor. Podemos ver isso quando o texto diz que a igreja tinha deixado o primeiro amor (Vs. 4). Irmãos a igreja pode ter muitas virtudes, pode ter uma boa música, um pastor que pregue muito bem, pode ser uma igreja bonita, mas o que não pode faltar é o amor.



Sempre quando nós ouvimos essa expressão “primeiro amor” lembramos logo dos primeiros passos da caminhada no evangelho, aquela fase inicial quando nós estamos completamente apaixonados por Jesus, e temos vontade de sair falando pra todo mundo do amor de Jesus, temos o desejo de buscar a face de Deus, contamos os dias pra chegar domingo para estarmos na igreja. E isso é muito lindo, mas é algo que não pode, de maneira nenhuma, acabar dentro da igreja de Cristo.

Desenvolvendo o tema:

Como parte da direção que Deus nos tem dado dentro dessa campanha de três meses intitulada “Descubra o Segredo de Obede Edom”, em que em todas as terças-feiras desse período estaremos, a exemplo de Obede Edom buscando intensamente a Presença do Senhor por meio da Santidade, faremos um paralelo da Perda do primeiro amor com a situação vivida pelo Rei Davi, que agora apaixonado pela presença de Deus pode nos ensinar 04 pontos que nos levam a perda desse primeiro amor. Em II Samuel 6:13 

 “E sucedeu que, quando os que levavam a arca do SENHOR tinham dado seis passos, sacrificava bois e carneiros cevados.” (II Samuel: 6: 13)
A arca da aliança já tinha saído da casa de Obede-Edom e Davi estava levando a arca para Jerusalém. E Deus já tinha esclarecidomuitas coisas a Davi, durante o período em que a arca esteve na casa de Obede-Edom, ele tinha recebido um entendimento maior acerca da presença de Deus. Antes ele tinha pegado a arca e a transportou em um carro de boi, dessa vez ele carregou-a nos ombros, como a palavra de Deus dizia, e a cada seis passos que davam eles paravam e adoravam ao SENHOR com sacrifícios.

No versículo 13 do capitulo 6 se II Samuel, podemos ver um exemplo de lindo de pessoas que não se cansavam de adorar a Deus. Imaginem que talvez o percurso deles fosse de muitos quilômetros, e a cada seis passos eles paravam e sacrificavam e adoravam a Deus. Quantas vezes nós, em um ano ou menos, desistimos e paramos no meio da caminhada. Já não temos mais o desejo no coração de acordar e buscar a presença de Deus. As vezes colocamos até dificuldades para vir a casa de Deus ou para fazer um momento devocional em nossa casa ou para fazer uma visita a um irmão que precisa de ajuda.

01- Sabe por que as vezes nós nos afastamos do primeiro amor? Porque não estamos buscando sacrifício para adorar a Deus. Não falo de sacrifício de animais, porque todo sacrifício de sangue já foi feito por Jesus na Cruz do calvário, mas falo do sacrifício agradável ao Senhor que é a dependência da sua presença em nossas vidas, é a questão de não medir esforços para estar na presença do Senhor. Às vezes o esforço é tão pequeno, mas não fazemos e isso atrapalha a nossa busca pela santidade. Às vezes chegamos do trabalho com sono em casa e vamos dormir sem falar com Deus. As vezes Deus nos acorda de madrugada para orar mas não aceitamos perder uma hora de sono em favor da nossa vida com Deus. Mas em nome de Jesus essa situação vai ser mudada.

“E Davi saltava com todas as suas forças diante do SENHOR; e estava Davi cingido de um éfode de linho.” (II Sam.6:14)

A palavra de Deus nos fala que além dos sacrifícios aos seis passos, o rei Davi ia à frente da arca pulando e dançando e se alegrando na presença do Senhor com todas as suas forças.
02 - Outro motivo que nos afasta do primeiro amor é que nós, às vezes, nos cansamos de adorar a Deus, e uma vida sem adoração esfria. O crente não pode viver sem adorar ao Senhor, sem louvá-lo independente da situação de sua vida.

Davi nos dá um exemplo lindo, ele chegou a ser censurado, por Mical filha de Saul, pelo jeito que estava adorando, mas nem por isso ele parou de adorar a Deus. Deixe que todos saibam que você serve a Deus através de uma vida de adoração e louvor independente das circunstâncias da sua vida.

“E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.” (IISam.6:16)
03- Muita das vezes o que pode nos afastar do primeiro amor é que estamos nos preocupando com o que as pessoas estão falando de nós. Mas quando nós levamos uma vida de santidade, uma vida de busca ao Senhor, quando nós mudamos o nosso comportamento até amigos se afastam de nós. Não existe presença melhor do que a presença do Senhor em nossas vidas e é com essa presença que nós temos que nos importar. Não ligue para aqueles que te criticam por adorar a Deus simplesmente adore.

“E repartiu a todo o povo, e a toda a multidão de Israel, desde os homens até às mulheres, a cada um, um bolo de pão, e um bom pedaço de carne, e um frasco de vinho; então retirou-se todo o povo, cada um para sua casa.”
 (II Sam. 6:19)

04- Outro motivo que pode nos afastar do primeiro amor é quando nós perdermos o desejo de repartir. Deus estava muito alegre e a sua presença era tremenda naquele lugar. Talvez para você já bastasse, mas quando nós estamos cheios da presença de Deus nós temos o desejo de repartir. E quando nós perdermos esse desejo é porque já perdermos o foco do primeiro amor. Quando nos convertemos ao Senhor de todo o coração somos tomado de uma alegria que nos contagia por completo: Nossos ouvidos espirituais são aguçados, nossa visão é ampliada, nossos lábios não se cansam de falar de Jesus, não é mesmo? Queremos compartilhar essa paixão com todos ao nosso redor e até os confins da terra. Pois é, quando esse desejo de não compartilhar a outros essa paixão, é sinal de que precisamos retornar ao primeiro amor.

Que Deus nos esclareça em nossa vidas aquilo que nos levou e nos leva a perda desse primeiro amor. Perder o primeiro amor, é perder a paixão por Cristo, pelo chamado para fazer a diferença no Reino.
Avalie-se a si mesmo, e veja o quanto sua paixão por Aquele que foi, que é, e sempre será apaixonado por ti, lhe motiva a adorá-lo e a contagiar a outros com a chama desse amor.
Graça e Paz...

                                              Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário