Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

terça-feira, 21 de junho de 2011

5 tópicos de como ter um vida cristã sem preconceitos


Mensagem Pr. Zé Carlos
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.” (Rom. 14:19)

Entendendo o Contexto...

Quando o apóstolo Paulo, no texto acima, exorta a igreja do Senhor Jesus em Roma, ele tem como propósito uma reconciliação racial. Paulo era um homem muito sensível ele tinha muita noção acerca de cultura, era um homem preparado. E no contexto desse versículo Paulo sente a necessidade de exortar a igreja, pois ele havia detectado um problema entre os irmãos.

  Aquela igreja era composta de Judeus e gentios convertidos ao cristianismo. Então qual era o problema? Havia muito preconceito e julgamento. Os judeus convertidos eram muito criticados, pelos gentios, por suas práticas e costumes: o que comiam, o que bebiam etc. E não entendiam o porquê disso. Da mesma forma, os judeus convertidos, olhavam para as práticas dos gentios convertidos e os criticavam e isso chegou até o ouvido do apóstolo Paulo que inspirado pelo Espírito Santo escreveu o capitulo 14 de romanos que exorta a igreja até os dias de hoje.



Destacamos então 5 pontos essenciais para uma vida cristã sem preconceitos, direcionados por princípios da palavra de Deus:

1 – É Preciso acolher aqueles que pensam de maneira diferente...

Há uma dificuldade enorme para o ser humano de se identificar com pessoas que pensam de forma diferente. Isso não quer dizer que devemos abrir portas de legalidade, que eu tenha que trazer como absoluto aquilo que é relativo, mas, devemos sim acolher outras pessoas independente de sua maneira de pensar. Devemos aprender a viver com as diferenças. Peso de religiosidade não traz alegria para o coração do crente, o que traz alegria para o nosso coração é estarmos cheios da presença de Deus e andarmos segundo a vontade dele.

2 – Não é nossa função julgar o nosso semelhante...

“E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho?” (Mat. 6:41)

O próprio Jesus esta dizendo: Por que você está reparando no defeito do outro, e não consegue olhar antes para você mesmo? Depois Ele ainda completa dizendo: “Hipócritas! Tira primeiro a trave que está no teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro do olho do seu próximo.” 
(Mat.6:42b). Nós não fomos chamados pelo SENHOR para fazer julgamentos. Algo muito importante que nós devemos aprender é que para você 
ganhar alguém para Jesus deve antes ganhá-la para você, com simpatia, carinho, amor e não com julgamentos.

3 – Cada um de nós deve dar conta de si próprio...

O apóstolo Paulo também diz isto a igreja, para que não tomemos conta vida dos outros, pois no dia final cada um prestará conta por si próprio. Um dia todos nós vamos estar diante do trono de Deus e vamos dar conta de nossas obras. Devemos então promover a paz entre os irmãos, sem acusação ou fofocas, mas sempre buscando ser um abençoador e não um julgador.

4 – não sirva de pedra de tropeço para o seu irmão...

4.1 – não faça algo que escandalize o seu irmão. Mesmo que sua consciência não o condene, não faça! Não atrapalhe que o Espírito Santo haja na vida do seu próximo.

4.2 – Poupe, os que iniciam na fé, com palavras inoportunas. Não há nada que afaste mais uma pessoa, que está iniciando na fé, do que palavras inoportunas. Dos nossos lábios devem sair palavras de contentamentos e de ânimo para servir de incentivo para aqueles que estão começando a caminhar com Cristo.

4.3 – não demonstre que você faz parte de um clube religioso. Nós não fazemos parte de um clube ou de um grupo fechado, mas fazemos parte da igreja triunfante do Senhor Jesus Cristo.

5 – Que Jesus Cristo seja sempre o SENHOR da sua vida.
“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” (Rom. 15:13)

Irmãos Jesus Cristo é o nosso SENHOR. É o único nome a ser louvado e adorado. Jesus Cristo é o Senhor tanto daquele que tem uma vida de retidão como daquele que caiu ou está cansado, daquele que precisa de um abraço, de uma palavra de consolo esses também precisam ouvir “Jesus Cristo é o SENHOR da sua vida e Ele quer mudar sua história” seja você uma boca a declarar isto e assim abençoará vidas.

Concluindo...
Irmão receba essa palavra e a partir de agora comece a ser alguém que constrói pontes e não cria abismos. Ame ao seu próximo e aprenda:
 “A religião traz a discórdia. A fé traz a união”

Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário