Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Descubra o Segredo de Obede-Edom



Mensagem: Pr.: Sandro          Texto: ICrônicas cap. 13   e II Samuel cap.6


Faz-se necessário antes de buscarmos entender o Segredo de Obede Edom, que nos situemos dentro do contexto em que tudo acontece.

Em Êxodo a partir do cap.18 e 19 observamos Deus estabelecendo junto a Moisés as normas que deveriam direcionar os filhos de Israel após a libertação da escravidão do Egito, e entre outros, através das tábuas das leis; no Cap. 25 Moisés e orientado  a levar os filhos de Israel confeccionar uma  Arca que seria presença de Deus em meio ao povo.


“Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.
E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.
E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro.
E colocará as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
“As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela.” (Êxodo 25: 10 – 15)

 Os detalhes de sua construção e forma de  condução da mesma, faziam parte desta orientação. A Arca só poderia ser transportada pelos levitas ou em alguns casos pelos sumo sacerdotes tamanha a Santidade da presença de Deus.
Somente entendendo esse contexto e orientações é que poderemos também entender o porquê,  apesar de aparentemente o Rei Davi estar fazendo tudo certo levando a Arca de Deus para Jerusalém, eles são surpreendidos com a morte de um homem de boa vontade (IISam. 6:7) . E de forma inesperada, a Arca chega a casa de Obede Edom, ficando ali por três meses. E o texto diz que: “... Deus abençoou a casa de Obede Edom e toda a sua família”.

Constantemente re-afirmamos em nossa igreja que vivemos por princípios e princípios da Palavra de Deus. Então o que podemos aprender nesse contexto antes de descobrirmos o Segredo de Obede Edom?

·             Que rei Davi apesar de sua liderança democrática consulta a “todo mundo”, menos a Deus quanto aquilo que ele desejava fazer;
·             Que o rei Davi apesar de sua intenção e empolgação não observou a orientação do que a representava a Arca e como ela deveria ser transportada;
·             Que todos estavam mais preocupados com ornamentar o local de adoração do que adorar a presença do Senhor.

Mas enfim, qual foi o  Segredo pelo qual Deus abençoou a casa e toda a família de Obede Edom (seu nome significa – Servo de Edom)?  Um homem que morava a beira de uma estrada, talvez até descriminado por ser  da linhagem do gigante Golias integrante dos exércitos dos filisteus que eram inimigos constantes do povo de Israel.

Acredito que Obede Edom é surpreendido com toda aquela comitiva real frente a sua casa e com uma “encomenda” indesejável aos portadores, afim de que fosse o guardião, daquele objeto que acabara de fulminar a vida de um home de boa vontade (Uzá).

Pouco se fala a respeito desse homem, mas em (II Samuel 6) temos um detalhe que nos chama a atenção, que Davi ficou sabendo que Obede Edom havia sido abençoado por amor a Arca
(II Sam 6:12).

Que amor é esse? Será que Davi , sacerdotes e levitas não tinham ciência desse amor que deveriam ter?

Obede Edom se apega a presença de Deus, e acreditamos que durante esses três meses ele e toda sua família tenham se colocado em constante posição de temor e tremor diante da Arca do Senhor.
Nos capítulos a seguir 15 e 16 de I Crônicas, onde após enfim o rei Davi ter tomado consciência de seu erro e de ter convocado a todo povo a se  consagrar  (II Cro. 15: 12 ) afim de, trazer a Arca, vemos em meio aos escalados para as funções  no tabernáculo, Obede Edom, em meio aos levitas, aos porteiros e ministros (II Cron. 15:18,21,24). A posição talvez fosse o que menos importasse, o importante era estar na presença de Deus.

Estar diante da presença de Deus se tornara algo imprescindível. Não dava mais para imaginar ou seguir a vida sem a presença de Deus. Onde quer que a Arca que representava a presença de Deus fosse, ele  e sua família estariam juntos.

Será que a essa altura você já consegue saber qual foi o segredo de Obede Edom?

Paixão, apego e amor. Ele descobriu que não podia mais viver sem a presença de Deus. Isso se tornara prioridade em sua vida.

Existem segredos de difíceis descobertas, mas neste caso, talvez poderíamos resumir a uma única frase:  “Dependência da Presença de Deus”.

Este é o Segredo de Obede Edom. 

O que fazer diante de tal descoberta?

Só  nos resta  uma decisão e uma atitude.  Anelar por Essa Presença e nos santificar para Estarmos diante Dele.

Quando experimentamos por alguns instantes a Presença de Deus parece que o mundo ao nosso redor para, e que nada mais é tão precioso. Porque querer viver somente alguns instantes, se podemos nos deleitar diante de sua Presença a todo instante?

Pense nisso e agora mesmo você pode experimentar a Presença Dele. Glória a Deus. Aleluia...

Que Deus nos abençoe a exemplo de Obede Edom...
                                             
                                                     Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário