Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aviva a Tua Obra, ó Senhor.

Mensagem: Seminarista Luis Antônio

Texto: Habacuque 3:1

Habacuque foi um profeta que viveu no tempo do rei Josias, e testemunhou muitas coisas ali junto a nação de Israel. Ele estava presente quando o exercito da babilônia levou cativa a nação de Israel. E algo que chamou a minha atenção, ele era um profeta que questionava muito a Deus, os outros profetas falavam a mensagem de Deus, mas esse em especial, questionava as decisões de Deus, não murmurava nem ia contra Deus, mas sempre perguntava a Deus.


O profeta Habacuque também estava com o povo de Israel, quando estes se afastaram de Deus, então ele começou a perguntar a Deus qual era o motivo do povo estar se afastando. Perguntava a Deus porque que o povo estava cometendo injustiças, caminhado para o lado da iniqüidade, virando as costas pra Deus, porque os ímpios estavam prevalecendo sobre os justos, porque os justos estavam sofrendo pelos pecados do povo, e entre outras perguntas. Habacuque fez como nós fazemos muitas das vezes hoje, nos perguntamos o porquê da corrupção dos políticos, da violência, da falta de fé, dos desastres, da fome entre outras coisas que nos deixam inconformados. E Deus respondia as perguntas do profeta, Deus dizia “olha não se engane, a minha justiça virá, eu ainda estou no controle, e sempre estarei”
Deus avisou que o povo seria tomado Pela babilônia e seriam escravos, e o profeta voltou a perguntar a Deus, como Deus castigaria Israel pelos seus pecados mandando eles para as mãos de um povo mais pecador? E Deus falava “não tema, eu estou no controle”. No livro de Habacuque nós vemos Deus falando que o Justo viverá pela fé (Hb. 2:4), e Habacuque ouvindo essas palavras do Senhor chega um momento que ele entende a soberania de Deus, o motivo de Deus para permitir que aquelas coisas acontecessem, e então ele ora a Deus dizendo o seguinte:

“Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia”.

Habacuque então, entende de Deus o porquê daquilo estar acontecendo, e ele faz essa oração que na verdade é um canto, e ele fala pra Deus “Deus eu tenho ouvido a sua palavra” a palavra que o profeta se refere são os acontecimentos que Deus tinha feito no passado pelo povo de Israel, o que Deus tinha feito pelo povo quando era cativo no Egito, a libertação do povo, o sustento em meio ao deserto, etc.. E ele diz “ e temi” quando ele diz isso  ele reconhece a grandeza de Deus, e ele pede algo a Deus: “Aviva a tua obra , Ó Senhor, em meio ao teu povo”  

Nesse tempo que a nossa igreja tem vivido dentro da campanha “Descubra o segredo de Obede-Edom”, temos aprendido muito sobre santidade, já ouvimos falar sobre a busca pela presença de Deus, sobre a volta ao primeiro amor e hoje nós iremos falar sobre avivamento.

Muitas pessoas se enganam sobre o que é o avivamento, algumas pensam que avivamento é uma igreja animada, uma igreja onde tem os dons espirituais, ou aquele irmão afogueado que dá um glória a Deus bem alto. Mas o avivamento é muito mais do que essas coisas, é algo muito maior. No velho testamento a palavra avivamento quer dizer manter vivo ou reavivar, e no novo testamento essa palavra aparece com o sentido de reacender uma chama que se apaga.

O avivamento é algo que é derramado por Deus, não é algo da igreja, é uma ação de Deus sobre nós, mas em resposta ao clamor da igreja. Uma unção será derramada sobre a Igreja de Cristo, quando a igreja clamar. Avivamento é algo que Deus vai liberar sobre nós e não vai ficar limitado somente entre a igreja, é algo que trará uma unção para todo o bairro, os vizinhos envolta da igreja irão clamar pela presença de Deus. Quando o avivamento vem à igreja o município é abalado. Vários exemplos de avivamento já ocorreram no Brasil, e onde a igreja passava havia salvação, pessoas se arrependendo de seus pecados, a glória de Deus era manifesta onde a igreja passasse não somente dentro do templo. Até aonde a unção de Deus na sua vida é evidente? Até sua casa? Seu trabalho? Sua escola? Ou tem se limitado somente a igreja? Quando o avivamento vem sobre nossas vidas, coisas sobrenaturais acontecem onde você estiver. Por isso que o profeta Habacuque pedia a Deus que trouxesse de volta o avivamento, o povo já havia esquecido as coisas de Deus e precisavam ser avivados.

Para recebermos o avivamento de Deus a primeira coisa que temos que fazer é nos avaliarComo está seu coração diante de Deus? Como está a sua fome de Deus? Será que é preciso reacender a chama no seu coração? A única pessoa que pode te avaliar para ver se você precisa ou não do avivamento de Deus é você mesmo. Seja sincero com sigo mesmo e responda como está sua vida com Deus?
O avivamento é algo derramado por Deus quando a igreja entra em concordância e clama a Deus, mas as vezes o avivamento não chega porque mesmo com a presença de Deus sendo grande na igreja ainda tem pessoas que não conseguem sentir, ou ficam desligadas, estão com a mente preocupada, deixam-se distrair por qualquer coisa e ai não há concordância. Quando todos os corações estiverem com o mesmo desejo e assim clamarem, aí sim os céus vão se abrir, e Deus vai derramar o avivamento sobre a igreja e glória dele vai se espalhar, vai sair da igreja vai atingir a vizinhança e como uma onda vai varrer todo o lugar por onde passar, alcançando os afastados, os viciados, as prostitutas, as famílias, levando salvação. O avivamento é apenas uma resposta ao clamor do povo de Deus.

Dentre quatro coisas principais que a igreja precisa fazer para que o avivamento chegue a primeira delas é se humilhar perante o Senhor, devemos ter reverencia diante do SENHOR, isso não quer dizer que não devemos nos alegrar na presença do Senhor pular e dançar nós podemos sim fazer, mas a reverência está faltando na igreja dos dias de hoje. Deus passeia no meio da igreja vem ao nosso encontro e como nós estamos nos comportando diante Dele? O que nós fazemos diante Dele? Saímos para beber água? Atender o celular? Se Deus está em nosso meio nossas atenções devem estar voltadas para Ele. É preciso haver quebrantamento, se não rasgarmos nosso coração diante do Senhor não tem avivamento. Também é necessário haver arrependimento, todo avivamento derramado ocorreu depois de atos de arrependimento, e não só arrependimento pelos nossos pecados, mas Também pelo pecado dos nossos irmãos, dos nossos vizinhos, dos nossos governantes e o ultimo tópico é que sem interseção não há avivamento.
Interseção é clamor, é entrar na brecha, é chamar o favor de Deus mesmo em meio a um povo idólatra e insensível a Presença de Deus.
Aviva ó Senhor a tua obra, a começar em mim...Começa em mim...
Esse deve ser o nosso clamor, após nos arrependermos, nos humilharmos, permitindo um  quebrantamento genuíno e que nos leve a intercedermos por nossa cidade, nosso estado, nosso País, e até os confins da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário