Sejam Bem Vindos ao Blog da Igreja Batista Betania de São Gonçalo

terça-feira, 5 de julho de 2011

Jesus o especialista em recuperar perdas

Mensagem: Pr.: José Carlos

Texto:
“E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para ouvi-lo.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” (Lc. 15:1-2)

O capitulo 15 de Lucas é considerado pelos estudiosos como o capitulo das perdas, mas eu digo que esse é “o capitulo dos achados”. Jesus conta algumas parábolas nesse capítulo, ao mesmo temo em que estava sendo criticado  porque ele recebia pecadores e cobradores de impostos.  A tradição judaica considerava aquilo um absurdo, mas Jesus continuava a receber os pecadores.
Irmãos nós vivemos numa fase onde os relacionamentos não tem sido  valorizados, parece que nos dias de hoje os relacionamentos estão sendo  banalizados. Pessoas estão rompendo relacionamentos por incompatibilidade de gênios, essa tem sido uma das principais desculpas de muitos casamentos estarem acabando nos dias de hoje. Alianças estão sendo quebradas porque ele ou ela não pensam igual, alianças muitas vezes formadas diante de Deus, pessoas que já passaram por momentos tão agradáveis, mas escolheram a separação por causa de idéias contrárias. Às vezes carreiras profissionais são interrompidas pela seguinte justificativa: “eu não sou valorizado”, pessoas talvez que teriam uma carreira promissora pela frente, mas colocaram, fantasiosamente, essa justificativa para deixar a carreira. Faltou talvez um diálogo, uma conversa ou até mesmo o esclarecimento de Deus. Talvez se antes de desistir de um relacionamento as pessoas tentassem melhorar, o ambiente a sua volta também melhoraria. Existem pessoas às vezes adoecendo por causa de amarguras, e a amargura causa patologias doenças no corpo e na alma. Nós vivemos nesse tempo onde pessoas são substituídas por interesses pessoais, e bons relacionamentos não são mais importantes. As pessoas que tem dificuldades de obter um bom relacionamento precisam de ajustes,no  caráter, na forma de pensar, em seu  relacionamento com Deus, pois para termos um bom relacionamento com Deus precisamos ter um bom relacionamento com as outras pessoas.

Os pecadores e cobradores de impostos eram excluídos da comunidade religiosa, porém está claro no texto que a influência moral, é de Jesus para com os pecadores, e não ao contrário. Precisamos viver bem com as pessoas que ainda não conhecem a Jesus. Não devemos ser do tipo de pessoa, que quando se converte passa a andar somente com crentes, excluindo as outras pessoas. Devemos sim,andar com pessoas que não são crentes, mas a exemplo de Jesus, que era uma influência positiva para aqueles pecadores que ele recebia, e não ao contrario.

E enquanto Jesus falava ao povo ele citou três parábolas aos seus acusadores.
E a primeira delas é a seguinte:

“Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá -la?E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.”
                                                                                                   
E depois Jesus conta a outra parábola:
“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.”

E Já ultima parábola talvez seja a mais conhecida a parábola do filho pródigo, onde um filho chega para o pai e pede a parte da herança que lhe pertence pois ele queria ir embora, e o pai atende o pedido do filho, e o rapaz vai embora. A palavra de Deus diz que ele até aproveita os primeiros momentos, mas em determinado instante o dinheiro acaba, e ele acaba tendo de comer das bolotas dos porcos. E a bíblia diz que aquele moço se arrependeu e voltou para a casa do pai que o recebeu de braços abertos.  Jesus não é o Senhor de perdas!
 Porém nós podemos notar que o valor relativo do item perdido aumenta a cada parábola, primeiramente um entre cem, depois um entre dez e finalmente um entre dois. Seja em que causa for Jesus não aceita perder, não importa a quantidade que esteja em jogo Jesus não aceita perdas.
 Se você acha que aquele relacionamento da sua família já estava perdido, que seu casamento já estava acabado, peça ajuda ao “Jesus do achado” e ele irá colocar um desejo no seu coração de restaurar o que parecia perdido. O que Deus quer de nós é que busquemos o que precisa ser restaurado.
 Outra observação, Todas as três parábolas acabaram em festa. Quando a ovelha perdida foi achada houve festa,quando a mulher achou a moeda perdida ela convidou todas as suas amigas e vizinhas e deram uma festa, quando o filho pródigo voltou para casa, mesmo com seu irmão entristecido, o pai deu uma grande festa colocou um anel em seu dedo e deu-lhe novas vestes. E é isso que o Senhor Jesus quer fazer com cada um de nós. A vontade de Jesus é que nós resgatemos os nossos relacionamentos. Que nós venhamos a fechar as brechas para que o diabo não use o nosso temperamento para quebrar os relacionamentos, seja qual for a característica, exigente, perfeccionista, temos que aprender a conviver com todas as pessoas. Temos que derrubar os nossos “achismos” o eu acho, eu penso, tem que ser assim... As nossas imposições quebram relacionamentos.
 É dia de declarar  “ Senhor Jesus eu estou disposto a reatar meus relacionamentos para que o sacrifício que o Senhor fez lá na cruz tenha valor na minha via” O que você perdeu ou pensa que perdeu???? Jesus pode lhe ajudar a encontrar e a fazer festa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário